segunda-feira, 31 de julho de 2017

Histerossalpingografia: meu relato

Não, não é um palavrão!

Aquelas que já são tentantes há mais tempo, sabem que é um exame... para as que não sabem, segue uma leitura boa: Histerossalpingografia - O que você precisa saber?.

Na leitura acima, todas as informações estão certinhas, menos a parte da DOR!
Não senti ABSOLUTAMENTE NADA! Talvez pelos medicamentos que eu tomei, talvez pela minha sensibilidade à dor, não sei... sei que não doeu!
Quero que o meu relato sirva de inspiração para as tentantes que estão com medo de fazer esse exame: FAÇAM! Rs

Então vou começar do começo:

1) Quando a minha GO me pediu o exame, me passou um antibiótico para eu e meu marido tomarmos no dia do exame;

2) Precisei esperar minha menstruação chegar e, a clínica marcou para o 11º dia do ciclo (após o fim da menstruação e antes da ovulação);

3) MEDICAÇÕES: Recebi instruções para, no dia anterior ao exame tomar laxante, 2 horas antes do exame tomar um Buscopam, e meia hora antes do exame (já na clínica) tomar um analgésico sublingual de efeito rápido... Ufa! Ah sim, e ainda fui instruída a levar um absorvente para usar depois do exame, além da abstinência sexual de 2 dias pré-exame;

P.S.: Essas instruções devem variar de clínica pra clínica e de médico pra médico... sigam as instruções que forem passadas a cada uma;

4) No dia do exame, obviamente, eu estava ansiosa DEMAIS por tudo que tinha lido, se posso dar uma sugestão, é a seguinte: NÃO LEIAM relatos negativos! Primeiro porque o fato de ter doído na Mariquinha não significa que você também vai sentir dor, segundo porque o fato de você saber que vai doer, não vai diminuir a sua dor (caso venha a doer), ou seja, não ajuda em nada;

5) O exame propriamente dito: Cheguei, tirei a roupa e vesti o aventalzinho azul de sempre, deitei na posição indicada pela enfermeira e ela me disse que depois ficaria na posição ginecológica mas não podia mexer o quadril. Quando o médico chegou, eu já estava posicionada, e então ele (sempre me informando cada passo) esterilizou a região, passou um aparelhinho como o de fazer o preventivo, e depois "pinçou" o colo do útero (palavras dele, não sei o que significa). Em seguida, ele me avisou que seria o momento mais dolorido, pois ia inserir o contraste. Esperei, esperei e ele disse à enfermeira que podia fazer o raio-x, e me disse: "Acabou!" E eu: "Tá brincando?" E ele: "Já tá pronto!" Não doeu, não sofri, não desmaiei, NADA DAQUILO QUE EU LI NA INTERNET!

6) Após o meu momento de felicidade por ter sido tão rápido e indolor, a enfermeira foi verificar como saiu o raio-x, e voltou informando ao médico que o contraste não passou por nenhuma das 2 trompas... "O QUÊ?" - pensei - E ele disse: "Vou injetar mais contraste! Bate outra!". Nesse momento, meu coração já tinha parado e voltado, e eu estava com vontade de chorar e sair correndo!!!
O processo se repetiu, e a enfermeira voltou dizendo que passou! Ufaaaaaaaaaaaaa!

7) O médico brincou e disse: "Pronto! Já pode ir ter seus 5 filhos!" haha. Bom, não sei exatamente se foi isso que aconteceu, mas tudo me levou a acreditar que as trompas estavam obstruídas e o caminho foi desimpedido com a passagem do contraste durante o exame. Ainda não peguei o resultado, mas após me vestir, o médico me disse que ele olhou o exame e que estava tudo OK.

Post longo , né?! Mas era tudo que eu buscava ler quando estava ansiosa, com o exame marcado, sem saber o que me esperava... você que está lendo isso aqui, acredite em mim!
Estou em casa agora, 4 horas após o exame, sentada no sofá com meu marido, escrevendo esse post, e não estou sentindo NADA! Só alegria, alívio e paz...
Torço para que todas sejam assim como eu, e que esse exame ajude a todas nós!

Beijos beijos

2 comentários:

  1. Todo mundo fala mesmo desse exame e morrem de medo. Eu acho que cada caso é um caso. O que aconteceu com uma pessoa, pode não acontecer com vc, né?

    Bom, torcendo muito. Vai que o exame abriu o caminho! Rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou agora na clínica , ansiosa , com receio. Não vejo a hora de fazer e ir embora. Espero que não sinta nada tbm.

    ResponderExcluir