segunda-feira, 12 de junho de 2017

Como lidar?

#sentaquelávemtextão

Nesse final de semana me encontrei com várias pessoas, que teceram comentários que me deixaram pensativa...
Acredito que esses comentários não tiveram impacto nenhum na vida delas, mas na minha sim! E o post de hoje é sobre isso... PENSAR ANTES DE FALAR!

Situação 1: 
Encontrei com uma amiga, que tem filho. Essa amiga não teve uma gravidez planejada, e já deixou bem claro para mim - em outra situação - que acha uma BOBEIRA eu tomar ácido fólico, ir na nutricionista, fazer exames, antes mesmo de engravidar... Discordei, e segui a vida!
Nesse último encontro, ela me perguntou sobre a gravidez (pergunta normal na vida de quem já casou e ainda não tem filhos)... comentei que estava tentando, FUI BURRA INOCENTE e dei detalhes demais!

Segue o diálogo:
Amiga Joselita: Ei miga, e aí já tá grávida?
Eu no momento burrice: Ah, esse mês não vai dar em nada, que o marido tá viajando! hahaha
Amiga Joselita: Ué, mas ele vai ficar o mês inteiro?
Eu: Não, mas minha ovulação já passou!
Amiga Joselita: Ahn?????????? Como assimmmmmmmmmm??????????? Ovulaçãoooooooo?????
Eu: Sim, o período fértil = ovulação. 
Amiga Joselita: Tá vendo? É por isso que você não engravida! Fica olhando essas coisas... Conheço fulana-irmãdeciclana-primadebeltrana que já está tentando há 4 anos, e até TERMÔMETRO ela tem do lado da cama. O casamento dela está quase acabando... (cara de choque)
Eu: (cara de paisagem)

Pois é né, gente... difícil! Se você engravidou sem querer, sem se preocupar, foi tudo lindo e perfeito... OK. Muitas mulheres não têm essa sorte! Então sugiro que você não teça comentários do tipo acima.
Primeiro: Tomar ácido fólico e me alimentar melhor foi sugestão da GINECOLOGISTA. Fez medicina para isso... você fez medicina? Estudou pra dar dicas por aí?
Segundo: Conhecer o seu corpo é essencial, não só pra quem quer engravidar, mas pra todo ser humano! Afinal, você vive dentro dele... Se você não tá sabendo de nada, não julgue quem tá em outra vibe (isso vale pra qualquer tema)!
Terceiro: O termômetro é um item de medição de temperatura basal, e para quem conhece o próprio corpo #nãoéoseucaso e quer engravidar, é um indicador que mostra a ovulação, e até o momento da fecundação do óvulo, ou seja é MUITO IMPORTANTE!

Enfim... calaboca, miga! Se a sua situação é diferente das outras, não critique... apenas RESPEITE!

Situação 2:
Fui a um chá de bebê, e me sentei com uma amiga que também está tentando engravidar!
Estávamos conversando sobre o assunto quando a gravidinha do chá se sentou com a gente, e aí pedimos que ela contasse a experiência dela pra nós!
Perguntamos quanto tempo ela tentou, e ela: 1 mês! Essa amiga tem 33 anos, e tomou anticoncepcional até o mês anterior ao que ela engravidou!
Então, dissemos: "Ah, então você nem chegou a ser tentante..."
E ela: "O problema de vocês é a ansiedade! Quando deixarem de ser ansiosas, vão engravidar rapidinho..."

Bom, querida... conte-me mais sobre querer muito uma coisa e não conseguir, não saber o motivo, e não se sentir ansiosa. Mais uma vez, se você engravidou no PRIMEIRO mês sem anticoncepcional, sugiro que não faça esse tipo de comentário para quem está tentando há mais tempo, e já se sente mal o suficiente. E sim, acredito que a ansiedade pode atrapalhar, já que está diretamente relacionada aos nossos hormônios, mas você dizer que a ansiedade atrapalha gera ansiedade por estar ansiosa. haha #shutup

Situação 3:
Bom, eu não sei se é só comigo...
Mas desde que eu casei, mesmo não tendo divulgado muito (só pra quem eu confio mais) meus planos de engravidar, a cobrança rola solta pela família - minha e do marido.
"Não era esse ano?" "Cadê o filho?" "Vai ficar velha sem filho!" "Larga esse cachorro, vai fazer um filho!"
Sim, desse nível!
A última foi: "Olha, sonhei que esse mês você vai engravidar!"
E aí você, que já está acreditando até em fadas e unicórnios... pensa: "É, se fulana falou... esse mês vai!"

#expectativaexpectativaexpectativa

Mesmo sabendo que seu marido não está em casa, e que esse mês será muito difícil, você sonha... passa a noite em claro e vai trabalhar igual um zumbi!


É difícil saber o que pensar, o que responder a esses questionamentos, e como agir quando se ouve comentários desagradáveis, invasivos (e até ofensivos) desse tipo...
Temos que manter a calma, e pensar que não estamos aqui para agradar ninguém!
Mesmo quando estivermos grávidas, as críticas virão... e depois que o bebê nascer, mais ainda!

Minha tática é: Ignorar, filtrar... quem nos quer bem, não faz por mal! E quem faz por mal, uma bela PATADA resolve!
(do tipo: Sua vida deve estar boa né? Tá com tempo pra cuidar da minha!)

Fim! Beijos estressados! ;*






2 comentários:

  1. Sempre tem e vai ter essas pessoas sem noção na nossa convivência,,, muito chato ouvir isso mesmo. Ja ouvi varias vezes e tenho que respirar bem fundo...kkkk Daiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Daiane. Temos que ter paciência, rs.
      Mas é difííííííícil! hahaha

      Excluir